Projetos sociais: Equipe Força – Duque de Caxias (RJ)
25/06/2019 - 15:52
Quando decidiu compartilhar seu conhecimento sobre tênis de mesa com a comunidade de Duque de Caxias (RJ), Samir Figueiredo esperava ajudar a massificar a modalidade e encontrar talentos. Seu objetivo não só foi alcançado com a EQUIPE FORÇA, como chegou além: em dois anos de trabalho, também conseguiu transformar a vida de crianças carentes da região.
Conheça mais projetos:
+ Unidos na Mesa – Campo Grande (MS)
+ Sacando para o Futuro – Cerquilho (SP), Laranjal (SP) e Boituva (SP)
+ Tênis de Mesa Mão Amiga – Camaçari (BA)
+ Tênis de Mesa no Bairro da Juventude – Criciúma (SC)
Hoje, o projeto atua em duas frentes. Em uma delas, reúne três vezes por semana participantes de diferentes idades, incluindo pessoas com deficiência, para treinamentos em um clube bancado pela Equipe Força.
“90% ou mais das crianças que recebemos não têm custo algum, não possuem material, chegam sem nada. Não pré-selecionamos ninguém. A partir do momento em que demonstram interesse e força de vontade, estamos de braços abertos. Pais chegam chorando porque tiramos os filhos deles das drogas e do crime. Estamos fazendo diferença”, contou Samir.
Na outra frente, o projeto prepara monitores para atuarem em escolas parceiras da região. Ao todo, são cerca de 100 crianças beneficiadas, além dos participantes dos treinamentos no clube – e algumas já começam a apresentar resultados em competições.
“Temos também um olhar para os talentos do futuro. Já vemos alguns despontando, atletas da faixa etária de quando o Hugo começou. Queremos nos fortalecer para ter atletas de ponta no calendário de eventos do Rio”, disse Samir, campeão estadual paralímpico na Classe 10.
EQUIPE FORÇA
Onde? Rua 20, Lote 16, Quadra 396, Casa 02 – Jardim Anhangá – Duque de Caxias (RJ)
Quando? Terça, quartas e quintas, das 16h às 22h
Quem pode participar? Aberto a toda a comunidade
Quanto custa? Nada. Não precisa levar raquete
Quem devo procurar? Samir Figueiredo, coordenador: (21) 99190-4916
Como posso ajudar o projeto? Doação de materiais
Eu sou filha do Samir, ele faleceu no dia 6/06/2021. Estamos tentando manter tudo isso que ele montou. Ele é nosso orgulho.
Adorei a matéria. Ficou muito boa.
Nossos mais profundos sentimentos, Samira, que notícia trágica. Seu pai criou um lindo projeto e nos alegra saber do seu esforço para manter esse legado vivo.
Um abraço apertado de todo o Time!
Quero colocar meu filho ,ele tem 11 anos .
Treino o tennis de mesa no colégio e queria muito fazer parte de uma equipe, se estiverem aceitando, serei muito grato!