2024
-
Em agosto, Hugo fez história em Paris-2024 ao se tornar o primeiro atleta de fora da Europa e da Ásia a chegar a uma semifinal olímpica nas disputas individuais. Por equipes, alcançou as quartas de final com a seleção brasileira pela segunda edição seguida. (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)
-
Em junho, Hugo conquistou seu sétimo título do circuito WTT ao sagrar-se campeão do Star Contender Ljubljana. Com uma campanha impecável, ele só perdeu dois games durante toda a competição e levantou o troféu após derrotar o francês Felix Lebrun na final por 4×0.
-
No final de maio, Hugo conquistou o título do WTT Contender Rio de Janeiro. Ele teve desempenho impecável na competição, perdendo apenas um set nos cinco jogos que disputou. Na decisão, Hugo derrotou o medalhista mundial An Jaehyun por 4:0, fez a festa com a torcida e levantou o troféu na sua cidade natal.
-
Em março, Hugo foi vice-campeão do WTT Champions Incheon. Ele ganhou quatro dos em cinco jogos, sendo dois deles contra adversários que figuram entre os cinco melhores do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). (Foto: WTT)
-
Em janeiro, Hugo foi vice-campeão do importante WTT Star Contender Goa. Ele venceu quatro partidas, três delas contra atletas do top-20, rumo à final.
2023
-
Em novembro, o Hugo teve uma participação histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Ele se tornou o primeiro tricampeão individual entre os homens na história do evento, e terminou a competição com três medalhas: ouro nas competições individual e por equipes, e prata nas duplas, com Vitor Ishiy. (Foto: Javier Vergara/Santiago 2023)
-
Em outubro, Hugo conquistou o título do WTT Contender Muscat, em Omã, e empatou com os chineses Fan Zhendong e Wang Chuqin como maior vencedor do WTT desde a reformulação do circuito, com cinco taças.
-
Em setembro, em Havana, capital cubana, o Hugo comemorou o tetracampeonato Pan-Americano no individual, e liderou o Brasil na conquista da competição por equipes, resultado que carimbou a classificação do país para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
-
Em junho, Hugo anunciou seu retorno à Bundesliga. Ele assinou contrato para disputar a temporada 2023-2024 pelo TTF Liebherr Ochsenhausen, clube que já havia defendido por sete anos, entre 2014 e 2021.
-
No começo de fevereiro, Hugo foi eleito pelo público o Atleta da Torcida no Prêmio Brasil Olímpico 2022. Vencedor também em 2019, ele se tornou o primeiro atleta a receber o troféu duas vezes. (Foto: Alexandre Loureiro/COB)
-
No fim de janeiro, Hugo lançou a Metodologia Hugo Calderano by FitPong, que pretende levar o tênis de mesa a academias, escolas, centros de treinamento, clubes, condomínios e empresas de todo o Brasil. Desenvolvida em parceria com a academia de tênis de mesa FitPong, a Metodologia é inspirada nos conceitos e princípios de treinamento de Hugo aprimorados ao longo de quase 20 anos.
-
Na semana seguinte à conquista em Durban, Hugo voltou ao topo do pódio, desta vez no WTT Contender Doha, no Qatar. Ele se tornou o maior campeão do WTT desde a sua criação, em 2021, com quatro títulos.
-
Hugo começou a temporada 2023 com o pé direito: logo na segunda semana de janeiro, conquistou o título do WTT Contender Durban, na África do Sul. Foi o seu terceiro título WTT desde a reformulação do circuito internacional, em 2021.
2022
-
Em dezembro, Hugo entrou na prestigiada lista Forbes Under 30, promovida pela edição brasileira da revista Forbes. A seleção reúne os jovens de até 30 anos que mais se destacaram ao longo do ano em diferentes áreas.
-
Em novembro, Hugo conquistou o tricampeonato do Campeonato Pan-Americano, no Chile. Foi o seu 12º título individual nas Américas desde 2014.
-
Em agosto, Hugo conquistou o WTT Contender Túnis, seu quarto título no circuito internacional de tênis de mesa. Ele perdeu apenas um set em toda a competição.
-
Em julho, Hugo assinou contrato com o tetracampeão Kinoshita Meister Tokyo para a disputa da temporada 2022/23 da T-League, a liga japonesa de tênis de mesa.
-
Hugo começou 2022 com mais um feito histórico: em janeiro, assumiu pela primeira vez a terceira posição do ranking mundial. À frente dele, estavam apenas os chineses Fan Zhendong e Ma Long.
2021
-
Hugo conquistou em novembro a medalha de bronze no WTT Cup Finals, evento que fecha a temporada internacional do tênis de mesa, com os 16 atletas melhores ranqueados.
-
Em novembro, Hugo ficou com a quinta colocação no Campeonato Mundial, em Houston, nos Estados Unidos. Este foi o melhor resultado individual do Brasil na história da competição.
-
Em novembro, Hugo conquistou o título individual do Campeonato Pan-Americano, em Lima, no Peru. Após a vitória, ele chegou pela primeira vez à quarta posição do ranking mundial.
-
Hugo estreou em novembro pelo Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, na segunda fase da Champions League. Ele venceu todos os cinco jogos que disputou.
-
Hugo conquistou o título mais expressivo da sua carreira em setembro, quando se sagrou campeão do WTT Star Contender Doha. O resultado o colocou pela primeira vez no Top 5 do ranking mundial.
-
Em julho, Hugo alcançou o melhor resultado histórico do tênis de mesa brasileiro em uma Olimpíada. Ele chegou às quartas de final do torneio individual nos Jogos de Tóquio-2020, feito repetido também na disputa por equipes.
-
Em abril, Hugo encerrou seu ciclo no TTF Liebherr Ochsenhausen. Ao longo de sete temporadas, ele chegou a seis finais e conquistou dois títulos: a liga alemã e a Copa da Alemanha, ambos em 2019.
-
Em fevereiro, Hugo assinou com o pentacampeão europeu Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, para a disputa da Champions League 2021/22.
2020
-
Em novembro, Hugo alcançou o marco de 1.000 jogos internacionais durante a disputa do ITTF Finals. Foram 751 vitórias em 122 diferentes torneios, nos quais conquistou 58 medalhas de ouro, 15 de prata e 34 de bronze.
-
Hugo liderou Ochsenhausen à terceira final seguida da Bundesliga, em junho. Sua equipe ficou com o vice-campeonato da temporada 2019/2020 da liga alemã.
-
Em fevereiro, Hugo conquistou o tricampeonato da Copa Pan-Americana, o seu décimo título individual no continente em 11 torneios disputados. A vitória assegurou sua presença na Copa do Mundo individual de 2020.
2019
-
Hugo se tornou o primeiro mesa-tenista a ser eleito o Atleta da Torcida no Prêmio Brasil Olímpico, recebendo 47% dos votos.
(Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br)
-
Pela segunda vez, Hugo é personagem de capa da revista japonesa World Table Tennis, a mais importante publicação especializada em tênis de mesa do mundo.
-
Em outubro, Hugo liderou a seleção brasileira na conquista do Pré-Olímpico latino americano por equipes, garantindo vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Ele já havia confirmado sua vaga individual com o títulos dos Jogos Pan-Americanos.
-
Hugo conquistou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto: ouro individual e nas duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi, e bronze por equipes. Tendo vencido as 23 partidas que disputou em Toronto 2015 e Lima 2019, ele segue invicto na história da competição. (Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)
-
Em julho, Hugo se tornou o não-asiático melhor posicionado no ranking mundial, ocupando o sétimo lugar na lista.
-
Hugo conquistou em fevereiro a Copa Pan-Americana pelo segundo ano seguido, garantindo vaga na Copa do Mundo individual.
-
Hugo assinou em janeiro um contrato de patrocínio de longa duração com a Xiom, principal empresa de tênis de mesa da Coreia do Sul. Ele segue ligado à Cornilleau, como Embaixador da linha de Lazer da marca.
2018
-
Em sua primeira participação no ITTF World Tour Grand Finals, Hugo venceu o então número um do mundo Fan Zhendong e conquistou a medalha de bronze.
-
Em dezembro, Hugo alcançou a sexta posição do ranking mundial da ITTF. É a melhor colocação de um mesa-tenista não Europeu ou Asiático desde que o ranking foi oficializado.
-
Hugo foi um dos quatro finalistas do prêmio de Estrela do Ano no ITTF Star Awards 2018, feito inédito na sua carreira. Ele foi indicado ao lado de Fan Zhendong, Timo Boll e Tomokazu Harimoto.
-
Em junho, Hugo conquistou o título da Copa Pan-Americana, no Paraguai, garantindo vaga para a Copa do Mundo individual.
-
Hugo liderou o Brasil no histórico quinto lugar alcançado no Mundial por equipes, na Suécia. Foi a primeira vez que o país alcançou as quartas de final no atual formato de disputa da competição.
-
Hugo ficou com a prata no Aberto do Qatar, em março, com uma campanha histórica: deixou pelo caminho o número um do mundo, Timo Boll, o quarto, Lin Gaoyuan, e o 12º, Tomokazu Harimoto, atual campeão japonês. Foi melhor resultado individual do Brasil em uma etapa Platinum do Circuito Mundial.
-
Março começou com um feito histórico: Hugo chegou à 15ª posição do ranking mundial, a melhor de um latino-americano em todos os tempos.
-
Em fevereiro, pela quinta vez seguida, Hugo foi eleito o melhor mesatenista do ano no Prêmio Brasil Olímpico, oferecido pelo COB.
-
Hugo abriu 2018 com um grande desempenho no Aberto da Hungria, em janeiro. Conquistou a medalha de bronze no individual, perdendo apenas nas semifinais para o então número 2 do mundo, Fan Zhendong.
2017
-
Em setembro, Hugo conquistou a primeira edição do Campeonato Pan-Americano, que substituiu o Latino-Americano a partir de 2017. Foram cinco vitórias e apenas um set cedido na vitoriosa campanha em Cartagena, na Colômbia.
-
No Aberto da República Tcheca, em agosto, Hugo levou o bronze tanto nas disputas individuais quanto nas de duplas, ao lado do companheiro de equipe Simon Gauzy.
-
No fim de maio, Hugo alcançou seus melhores resultados em Mundiais. Na competição realizada na Alemanha, chegou à terceira rodada de simples, e às oitavas de duplas, ao lado de Tsuboi.
-
Dobradinha de ouro no Aberto do Brasil, em maio: Hugo levou os títulos individual e de duplas da etapa Challenge do Circuito Mundial, em São Paulo. Foi sua primeira competição no país após a disputa da Rio 2016.
-
Em março, Hugo assinou contrato de patrocínio para integrar o Time Nissan 2.0, grupo de 11 atletas olímpicos e paralímpicos apoiados pela montadora japonesa.
-
Em fevereiro, Hugo chegou à 17ª posição do ranking mundial, a melhor de um latino-americano em todos os tempos.
-
Hugo começou o ano com medalha: novamente ao lado de Gustavo Tsuboi, foi vice-campeão de duplas do Aberto da Hungria, etapa do Circuito Mundial disputada em janeiro.
2016
-
Em novembro, dois resultados históricos para Hugo em etapas Major do Circuito Mundial: prata individual no Aberto da Áustria e ouro nas duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi, no Aberto da Suécia.
-
Hugo chegou às oitavas de final individuais dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto, igualando o melhor resultado do país na história da competição.
-
Em junho, Hugo foi campeão da Copa Latino-Americana, na Guatemala, classificando-se para a Copa do Mundo de 2016.
-
Hugo conquistou seu segundo título sub-21 do Circuito Mundial em março, ao vencer a decisão contra Ho Kwan Kit, de Hong Kong, e conquistar o Aberto do Kuwait.
-
Em fevereiro de 2016, em Porto Rico, Hugo conquistou de forma invicta o tricampeonato latino-americano.
2015
-
No fim de 2015, Hugo foi indicado ao prêmio de Revelação do Ano pela ITTF, algo inédito na história do tênis de mesa brasileiro. De quebra, também levou, pelo terceiro ano seguido, o Prêmio Brasil Olímpico da modalidade.
-
Em 25 de julho, Hugo tornou-se o mais jovem campeão Pan-Americano de tênis de mesa e garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de 2016.
-
Em julho, conquistou a medalha de ouro no torneio por equipes dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, ao lado de Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi.
-
Em março, na Argentina, Hugo tornou-se bicampeão Latino-Americano.
-
Em fevereiro, Hugo conquistou o segundo lugar no torneio de duplas do Aberto do Qatar, jogando com Gustavo Tsuboi. Foi a primeira vez na história que uma parceria das Américas chegou à final de uma etapa da série Super, a mais importante do Circuito Mundial.
2014
-
Em 2014, pelo segundo ano consecutivo, Hugo recebeu o Prêmio Brasil Olímpico como o melhor atleta de tênis de mesa do país.
-
Em dezembro, Hugo conquistou a medalha de prata no torneio sub-21 do Grand Finals do Circuito Mundial, na Tailândia.
-
Em agosto de 2014, Hugo conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanquim, na China.
-
Em junho de 2014, venceu o torneio sub-21 do Aberto do Japão, derrotando na final o campeão mundial juvenil Jang Woojin.
-
Aos 17 anos, Hugo mudou-se para a Alemanha, onde passou a defender a equipe de Ochsenhausen, na primeira divisão da Bundesliga.
-
Em março de 2014, aos 17 anos, sagrou-se campeão Latino-Americano adulto na República Dominicana.
2013
-
Em dezembro de 2013, Hugo recebeu o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta do ano no tênis de mesa.
-
Em setembro de 2013, Hugo tornou-se o mais jovem campeão de uma etapa do Circuito Mundial Adulto da ITTF, ao vencer a competição realizada em Santos, no Brasil.
2012
-
Em 2012, Hugo assinou contrato de patrocínio com a Cornilleau.
-
Em julho de 2012, foi convidado a participar do projeto Vivência Olímpica, que levou 16 jovens promessas aos Jogos Olímpicos de Londres para proporcionar-lhes a primeira experiência olímpica.
-
Em janeiro de 2012, conquistou a medalha de bronze no Desafio Mundial de Cadetes, disputado em Porto Rico.
2011
-
Em 2011, Hugo venceu seu primeiro torneio na Europa, o Aberto da Polônia Infantil.
2010
-
Aos 14 anos, Hugo deixou o Rio de Janeiro para treinar e competir por São Caetano do Sul.
-
Em 2010, foi pela primeira vez para a Europa para um período de competições e treinamentos na Academia Werner Schlager.
2009
-
Em 2009, Hugo recebeu o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta das Olimpíadas Escolares (12 a 14 anos).
2008
-
Sua primeira competição internacional foi o Latino-Americano Mirim, na Argentina, em 2008, quando conquistou a medalha de bronze jogando duplas com Daniel Carvalho.
2006
-
Em 2006, participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro, conquistando a medalha de bronze na categoria Pré-Mirim.
2005
-
Em 2005, começou a treinar tênis de mesa.
1996
-
Hugo nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de junho de 1996.