Hugo Calderano encerrou ciclo de 7 anos em Ochsenhausen (Crédito: Nico Schaal/Liebherr Ochsenhausen)

Hugo Calderano encerrou ciclo de 7 anos em Ochsenhausen (Crédito: Nico Schaal/Liebherr Ochsenhausen)

O mês de abril marcou a despedida de Hugo do Liebherr Ochsenhausen, após a equipe não conseguir chegar à quarta final seguida da Bundesliga de tênis de mesa. As semifinais da competição contaram com grandes atuações suas, que, na próxima temporada, poderão ser vistas no fortíssimo clube russo Fakel Gazprom Orenburg. Confira abaixo como foram as disputas deste mês!

SEMIFINAL DA BUNDESLIGA

O primeiro confronto da semifinal da Bundesliga foi disputado fora de casa, no dia 8 de abril. Ochsenhausen saiu na frente com o triunfo do francês Simon Gauzy sobre o esloveno Darko Jorgic por 3 sets a 0. Hugo foi à mesa em seguida e ampliou a vantagem da sua equipe com uma vitória sólida também por 3 a 0 diante do chinês Shang Kun, com parciais de 12/10, 11/4 e 11/7.

Saarbrücken, no entanto, reagiu. O alemão Patrick Franziska bateu o polonês Samuel Kulczycki por 3 a 2 e diminuiu a desvantagem. Na sequência, Hugo fez uma partida muito equilibrada com Jorgic, mas acabou superado por 3 a 2 (11/6, 10/12, 11/2, 10/12 e 9/11). O confronto foi decidido na partida de duplas, em que Franziska/Kun derrotaram Gauzy/Kulczycki também em cinco sets, decretando a vitória do time da casa.

Ochsenhausen chegou ao segundo duelo semifinal, dois dias depois, precisando vencer para seguir na briga por uma vaga na decisão. E Hugo abriu o confronto da melhor forma possível: grande atuação e vitória por 3 sets a 0 (11/3, 11/8 e 11/7) diante de Patrick Franziska.

Saabrücken, no entanto, buscou a virada com os triunfos de Darko Jorgic sobre Simon Gauzy (3 a 2) e de Shang Kun contra Samuel Kulczycki (3 a 0). No quarto jogo, Hugo voltou a se impor na mesa, bateu Jorgic por 3 sets a 1 (11/8, 6/11, 12/10 e 11/7) e levou a decisão do confronto para o quinto jogo.

Em mais uma partida de cinco sets, Gauzy/Kulczycki lutaram, mas acabaram derrotados por Franziska/Kun, resultado que eliminou Ochsenhausen e colocou fim à busca pela quarta final seguida da Bundesliga.

NÚMEROS DO MÊS

  • 4 jogos
  • 3 vitórias
  • 11 sets a favor
  • 4 sets contra

RANKING

Sem eventos internacionais em abril, a situação do Hugo no ranking mundial não teve nenhuma alteração ao longo das atualizações semanais: ele permaneceu na sétima posição, com 7.514 pontos.

COM A PALAVRA

“Ontem joguei meu último jogo por Ochsenhausen. Foram sete anos de trabalho duro, mas também de muitas alegrias e experiências inesquecíveis! Obrigado a todos que estiveram comigo em Ox nesse caminho. Vocês e Ochsenhausen vão sempre fazer parte da minha história.”

– Disse Hugo no dia seguinte após sua última partida pelo clube alemão

NA MÍDIA

Logo no início do mês, Hugo foi um dos personagens de matéria do Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a expectativa de medalhas olímpicas inéditas em quatro modalidades, incluindo o tênis de mesa.

Hugo foi entrevistado por Bruno Vicari no quadro Giro do Vicari, da ESPN. Em pauta, detalhes da sua preparação para as Olimpíadas de Tóquio, as oportunidades que terá com a ida para o Fakel Gazprom Orenburg e muitas questões sobre a sua rotina de treinamentos.

As expectativas para os Jogos Olímpicos também foram o assunto da conversa do Hugo com a Claro Sports, do México. Por fim, ele foi ainda destaque no quadro Enciclopíadas, da TV Globo, em que são apresentadas as modalidades olímpicas presentes no programa de Tóquio-2020.

PRÓXIMO MÊS

Hugo não tem competições previstas para o mês de maio. Ele seguirá em Ochsenhausen na sua preparação para os Jogos Olímpicos.