Hugo disputou apenas quatro eventos WTT em 2022 (Crédito: WTT)

Vocês lembram que há algumas semanas postamos aqui sobre o WTT Grand Smash Budapeste, marcado para julho? Pois bem, tivemos mais uma mudança no calendário internacional: o evento foi adiado e, no lugar dele, serão realizados outros três torneios, em uma sequência batizada pelo WTT de European Summer Series (ou Série Europeia de Verão, em português).

Ao invés do WTT Grand Smash, Budapeste receberá o WTT Star Contender (11 a 17 de julho), o WTT Feeder (18 a 22 de julho) e a primeira edição do WTT Champions (18 a 23 de julho).

O WTT Champions é um dos principais eventos do remodelado circuito internacional, mas somente na Hungria terá a sua estreia no calendário. O torneio reunirá os 32 melhores do ranking mundial no masculino e no feminino para disputas individuais, entregando 1.000 pontos para cada campeão.

O WTT decidiu adiar o WTT Grand Smash devido a dificuldades dos organizadores locais em garantir a entrega do evento em tempo hábil nos padrões desejados. As novas datas da competição serão anunciadas posteriormente.

Novidades com o WTT

O WTT substituiu o circuito mundial de tênis de mesa em 2021 prometendo uma verdadeira revolução na modalidade. Entre as principais novidades introduzidas estão a remodelada arena de jogo, inovações nas transmissões e mudanças no formato de disputa e até no sistema de jogo.

A estrutura dos torneios também foi completamente alterada. Há sete níveis de eventos organizados pelo WTT:

  • WTT Grand Smash: principal torneio do WTT, equivalente aos Grand Slams do tênis
  • WTT Cup Finals: reúne os melhores do ranking para o fechamento da temporada
  • WTT Champions: substituirá as antigas etapas Platinum, mas ainda não teve edições realizadas
  • WTT Star Contender: um nível abaixo do Champions, oferece pontos relevantes para o ranking
  • WTT Contender: tem formato flexível para ser realizado em diferentes condições e locais
  • WTT Feeder: base do novo circuito, foi criado para movimentar a maior parte dos atletas do ranking
  • WTT Youth Contender: é o novo circuito para disputas sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19

Expectativa x realidade

A realidade, no entanto, tem se mostrado bem distante das expectativas de atletas e fãs do tênis de mesa. O calendário internacional teve poucos eventos relevantes em 2022. Até aqui, a temporada contou apenas com seis eventos de maior peso: um Grand Smash (Singapura), um Star Contender (Doha) e quatro Contenders (Muscat, Doha, Zagreb e Lima, estes dois últimos disputados simultaneamente).

Atletas prejudicados

Essa situação vem prejudicando os atletas: além da falta de competições, os últimos torneios têm sido agendados com pouco tempo de antecedência, quando não cancelados ou remarcados. Assim, os jogadores sofrem com constantes mudanças em seu planejamento, o que dificulta a preparação tanto para os eventos da temporada como para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Acompanhe as novidades do Hugo pelos canais do Time Calderano no Instagram, no Facebook e no Telegram!