Hugo é o quarto colocado do ranking mundial de tênis de mesa (Crédito: WTT)

Após uma longa espera, a segunda edição do WTT Grand Smash, enfim, foi anunciada: o evento será disputado de 11 a 24 de julho, em Budapeste, na Hungria. Atual quarto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo já tem a sua presença confirmada na competição.

O Grand Smash é a principal série de eventos do WTT, como passou a ser chamado o circuito internacional desde a sua reformulação, em 2021. Além de US$ 2 milhões (R$ 9,5 milhões) em premiações por edição, o evento distribui a maior pontuação da temporada, equivalente apenas aos Campeonatos Mundiais e aos Jogos Olímpicos.

Estão previstas as participações de todo o Top 10 do ranking em Budapeste: além do Hugo, deverão estar presentes os chineses Fan Zhendong (1º), Ma Long (2º) e Liang Jingkun (3º), o sueco Truls Moregard (5º), o esloveno Darko Jorgic (6º), o japonês Tomokazu Harimoto (7º), Lin Yun-Ju (8º), de Taipei, o alemão Dimitrij Ovtcharov (9º) e o nigeriano Quadri Aruna (10º).

Leia também: Regularidade mantém Hugo no topo após mudanças no ranking mundial de tênis de mesa

O Grand Smash de Budapeste terá importância ainda maior devido à ausência de grandes eventos no calendário internacional ao longo dos últimos meses. Até aqui em 2022, foram disputados apenas quatro eventos de maior relevância: um Grand Smash (Singapura), um Star Contender (Doha) e dois Contenders (Muscat e Doha).

Em Budapeste, o Grand Smash terá disputas individuais (masculinas e femininas) e de duplas (masculinas, femininas e mistas). O qualifying será realizado de 11 a 13 de julho, enquanto a chave principal está marcada para 15 a 24.

O Grand Smash é tratado como o grande pilar do WTT, à altura do que, por exemplo, os Grand Slams representam para o tênis de campo. Estão previstas quatro edições do evento por ano, mas ainda não há nenhuma outra confirmada para depois de Budapeste.

Novidades com o WTT

O WTT substituiu o circuito mundial de tênis de mesa em 2021 prometendo uma verdadeira revolução na modalidade. Entre as principais novidades introduzidas estão a remodelada arena de jogo, inovações nas transmissões e mudanças no formato de disputa e até no sistema de jogo.

A estrutura dos torneios também foi completamente alterada. Além do Grand Smash, há outros seis níveis de eventos organizados pelo WTT:

  • WTT Cup Finals: reúne os melhores do ranking para o fechamento da temporada
  • WTT Champion: substituirá as antigas etapas Platinum, mas ainda não teve edições realizadas
  • WTT Star Contender: um nível abaixo do Champion, oferece pontos relevantes para o ranking
  • WTT Contender: tem formato flexível para ser realizado em diferentes condições e locais
  • WTT Feeder: base do novo circuito, foi criado para movimentar a maior parte dos atletas do ranking
  • WTT Youth Contender: é o novo circuito para disputas sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19

Acompanhe as novidades do Hugo pelos canais do Time Calderano no Instagram, no Facebook e no Telegram!