Hugo segue invicto na temporada alemã (Crédito: BelaSport Foto)

Hugo segue invicto na temporada alemã (Crédito: BelaSport Foto)

Em outubro, Hugo tinha uma programação cheia de partidas pelo Liebherr Ochsenhausen na Alemanha – até ela ser completamente alterada devido à confirmação de um caso de Covid-19 em um colega de treinos. Ainda assim, ele conseguiu ir à mesa em três oportunidades e manteve os 100% de aproveitamento na temporada. Confira os detalhes:

LIEBHERR OCHSENHAUSEN

O primeiro compromisso em outubro foi no dia 4, pela Copa da Alemanha, na vitória do Liebherr Ochsenhausen por 3 jogos a 0 sobre Fulda-Maberzell. Hugo abriu o confronto vencendo o chinês naturalizado alemão Fan Bo Meng (241º) por 3 sets a 0, parciais de 11/6, 11/5 e 11/7.

A programação de Ochsenhausen estava repleta de jogos ao longo do mês, mas teve de ser alterada após um atleta que treina no clube testar positivo para a Covid-19. Hugo e outros companheiros de equipe que tiveram contato mais próximo com o infectado precisaram cumprir quarentena, mesmo apresentando resultados negativos para o novo coronavírus.

O regulamento das competições alemãs prevê a remarcação de partidas em que pelo menos dois jogadores de um dos times estejam em isolamento social. Assim, Ochsenhausen teve quatro jogos adiados: contra Bad Königshofen, Mühlhausen e Neu-Ulm, pela Bundesliga, e diante do Fortuna Passau, pela Copa da Alemanha.

Apenas um desses confrontos foi realizado ainda em outubro: no dia 23, Ochsenhausen venceu Passau por 3 jogos a 0, garantindo vaga no Final Four da Copa, marcado para janeiro. No único jogo que fez, Hugo bateu o inglês Tom Jarvis (170º ) por 3 sets a 0 (11/5, 11/5 e 11/5).

Dois dias depois, Ochsenhausen manteve a invencibilidade na Bundesliga com mais uma vitória por 3 a 0, desta vez diante do Werder Bremen. Novamente, Hugo fez a sua parte e manteve os 100% de aproveitamento na temporada: 3 a 1 (11/6, 11/13, 11/8 e 11/5) no romeno Hunor Szöcs (132º).

RANKING

Como o ranking mundial está congelado pela ITTF desde abril, quando as competições internacionais foram suspensas, Hugo permanece na sexta posição. A próxima atualização sairá em dezembro, já que os eventos retornarão em novembro com o #RESTART, na China.

#RESTART

No dia seguinte à vitória sobre Bremen, Hugo deu início ao processo de viagem para a China, onde disputará os primeiros eventos internacionais desde o início da pandemia: a Copa do Mundo masculina, de 13 a 15 de novembro, em Weihai, e o ITTF Finals, de 19 a 22, em Zhengzhou.

Ambas as competições fazem parte do #RESTART, como foi batizada a “bolha” preparada pela ITTF. Mais dois torneios fazem parte da programação: a Copa do Mundo feminina e o WTT Macau, que apresentará o novo formato desenhado pela ITTF para as competições internacionais a partir do ano que vem.

Os cuidados sanitários para garantir a segurança de todos são enormes. Tanto que Hugo precisou ser testado no aeroporto, só embarcando após receber a confirmação do resultado negativo. Assim que chegou à China, teve de fazer um novo exame e permanecer isolado. Ele e os demais atletas só poderão iniciar os treinamentos, em ambiente altamente controlado, depois de confirmado que não há  nenhum caso de Covid-19 entre eles.

NÚMEROS DO MÊS

  • 3 jogos
  • 3 vitórias
  • 9 sets a favor
  • 1 sets contra 
  • 100% de aproveitamento

COM A PALAVRA

“Atrapalha por não poder treinar por 11 dias, é um período bem longo. Voltamos a treinar com um jogo bem perto, o que também não é fácil, mas procurei me manter em forma para perder o mínimo possível da técnica na mesa.”

– Disse Hugo sobre o período de quarentena

NA MÍDIA

Em comemoração ao Dia das Crianças, Hugo apareceu de surpresa em uma live com uma fã mirim e levou a pequena Manu às lágrimas com tamanha emoção – Globoesporte.com e Extra contaram como foi essa história.

Hugo também foi personagem de matéria do programa Fala, Brasil, da Record TV. Ele bateu um papo com a repórter Mylena Ciribelli sobre os seus outros talentos fora da mesa.

PRÓXIMO MÊS

Confira o calendário do Hugo em novembro/20:

  • 13/11 a 15/11 – Copa do Mundo | Weihai (CHN)
  • 19/11 a 22/11 – ITTF Finals | Zhengzhou (CHN)
  • 29/11 – Bundesliga | vs. Grünwettersbach