Hugo durante a disputa do último Mundial, em 2019 (Crédito: ITTF)

Hugo durante a disputa do último Mundial, em 2019 (Crédito: ITTF)

Agora é oficial: 2021 terá, sim, Mundial de tênis de mesa. A competição individual já estava prevista para ser realizada este ano, em Houston, nos Estados Unidos, mas ainda não tinha data certa. A ITTF anunciou nesta semana que o evento está confirmado para 23 a 29 de novembro, na cidade norte-americana.

O Mundial de 2021 marcará o início de um novo formato para a competição: a partir de agora, qualificações continentais serão disputadas previamente para que as Finais reúnam somente os melhores atletas de cada região. Assim, o evento será mais curto e terá menos jogos, permitindo que os torcedores acompanhem tudo bem de perto.

Outro fato histórico envolvendo esta edição é que, pela primeira vez em 82 anos, o Mundial será disputado fora da Ásia ou da Europa. A última vez que isso aconteceu foi em 1939, quando o Cairo, capital do Egito, recebeu a competição.

Em 2020, a edição por equipes do Mundial teve de ser cancelada devido à pandemia da Covid-19. O evento estava inicialmente marcado para março daquele ano, em Busan, na Coreia do Sul. A ITTF chegou a adiar a competição três vezes, sendo a última delas para fevereiro de 2021. No entanto, em dezembro a sua realização foi descartada pelas autoridades sul-coreanas após novo avanço do novo coronavírus pelo país.

“É uma ótima notícia confirmar o Mundial de 2021. Após o cancelamento da edição de 2020, era muito importante encontrar uma solução para o evento desse ano. Desde que Houston foi eleita para sediar a competição, todo o mundo do tênis de mesa estava empolgado em ver o evento pela primeira vez nos Estados Unidos”, comemorou o CEO da ITTF, Steve Dainton.

Os dois Mundiais seguintes já têm sedes definidas: o torneio por equipes de 2022 será realizado em Chengdu, na China, enquanto a edição individual de 2023 acontecerá em Durban, na África do Sul.

Como sempre, você poderá acompanhar a cobertura completa do Mundial nos canais do Time Calderano no Instagram e no Facebook.