Hugo Calderano e Fu Yong, técnico do Ochsenhausen
Hugo Calderano e Fu Yong, técnico do Ochsenhausen (Foto: TTF Liebherr Ochsenhausen)

Hugo jogou duas vezes neste domingo (7) pela semifinal da Copa da Alemanha. Em um jogo sensacional contra o esloveno Darko Jorgic, ele perdeu por 3 a 2. Em seguida, ele dominou por completo o alemão Cedric Meissner, forçando o jogo decisivo do confronto. Mas com uma derrota das duplas, o Ochsenhausen perdeu para o Saarbrücken por 3 a 2.

O primeiro jogo entre o Ochsenhausen e Saarbrücken foi um duelo do mais alto nível. Hugo lutou bastante mas caiu para o esloveno Darko Jorgic, 14º do mundo, e perdeu por 3 sets a 2 (10/12, 11/4, 11/8, 6/11, 11/8).

O espanhol Alvaro Robles, 44º, empatou o confronto ao vencer de virada o japonês Yuto Muramatsu por 3 a 1 (10/12, 11/8, 11/9, 11/7). Em seguida Patrick Franziska, 29º, colocou o Saarbrücken de volta à frente, ao vencer o francês Simon Gauzy, 28º, em cinco sets (11/8, 11/7, 10/12, 5/11 e 11/8).

Aí foi a vez de um show do Hugo, que mostrou porque é o quinto melhor do ranking. Ele derrotou o alemão Cedric Meissner, 97º, por 3 sets a 0 (11/7, 11/4, 11/4). Destaque para um backhand de duas mãos que foi o ponto mais bonito do dia.

Meissner ficou na mesa e ao lado de Franziska venceu Robles e Gauzy por 3 a 1, parciais de 11/3, 8/11, 11/5 e 11/7, decretando a vitória do time rival. Na final, eles perderam para o Borussia Düsseldorf pela grande final por 3 a 0, com vitórias de Qiu Dang, Anton Källberg e Timo Boll.

Hugo fala sobre partidas e preparação em entrevista pós-jogo

Após o confronto, Hugo foi o atleta do Ochsenhausen escolhido para dar a tradicional entrevista pós-jogo. “Acho que tivemos nossa chance e, infelizmente, não conseguimos vencer no final. Não foi fácil… toda a equipe lutou e estou orgulhoso de nós”, disse o Hugo. Sobre a pressão de abrir o confronto, ele comentou que “já sabíamos que era um jogo importante e, infelizmente, não consegui vencer”.

Já sobre seu segundo jogo, veio uma surpresa durante o confronto. Originalmente, ele iria jogar contra Yuto Muramatsu, mas o jogador foi substituído por Cedric Meissner. Porém, Hugo afirmou que a troca não o afetou, já que estava pronto para qualquer confronto.

Ele ainda falou da torcida, que lotou a Arena Ratiopharm em Neu-Ulm. Os cinco mil ingressos se esgotaram dias antes do início do torneio. “O Final Four sempre tem uma atmosfera muito boa. A torcida é muito barulhenta e a nossa torcida também está aqui, o que torna muito divertido”.

E finalmente, Hugo revelou que volta a Doha já nesta segunda-feira (8) para a disputa do WTT Star Contender. Confira a entrevista completa em alemão: