WTT Contender Túnis foi o segundo título de Hugo no novo circuito (Crédito: Remy Gros)

Ao longo de pouco mais de um ano e meio de existência, o WTT, remodelado circuito mundial de tênis de mesa, vem sendo marcado pelo equilíbrio. Os 17 principais eventos realizados até aqui tiveram 12 campeões diferentes, com o Hugo em posição de destaque entre os maiores vencedores.

Antes de detalhar esses dados, uma informação importante: os números abaixo levam em conta os eventos WTT Contender, WTT Star Contender, WTT Grand Smash, WTT Champions e WTT Cup Finals, destinados aos melhores ranqueados do circuito.

Diversidade de campeões

Apenas quatro atletas já conquistaram mais de um título no WTT. Campeão do WTT Star Contender Doha 2021 e do WTT Contender Túnis 2022, Hugo faz parte dessa lista, ao lado de Fan Zhendong e Tomokazu Harimoto, que também levaram dois troféus, e de Liang Jingkun, com três.

Aqui, vale destacar a diversidade entre os vencedores do WTT: além de Hugo, representando o Brasil, foram quatro chineses, dois alemães, dois suecos, um croata, um japonês e um de Taipei.

E a variedade vai além dos sete países contemplados com títulos, com diferentes gerações subindo ao topo do pódio. Dos experientes Andrej Gacina (36 anos) e Dimitrij Ovtcharov (33), passando pelos contemporâneos do Hugo (26), como Fan Zhendong (25) e Liang Jingkun (25), até chegar aos jovens Truls Moregard (20), Tomokazu Harimoto (19) e Lin Yun-Ju (20).

Veja a relação completa de campeões do WTT até aqui:

3 títulos

  • Liang Jingkun (WTT Contender Lasko 2021, WTT Contender Novo Mesto 2021 e WTT Contender Mascate 2022)

2 títulos

  • Hugo Calderano (WTT Star Contender Doha 2021 e WTT Contender Túnis 2022)
  • Fan Zhendong (WTT Cup Finals 2021 e WTT Grand Smash Singapura 2022)
  • Tomokazu Harimoto (WTT Star Contender Doha 2021 e WTT Champions Budapeste 2022)

1 título

  • Andrej Gacina (WTT Star Contender Doha 2022)
  • Anton Kallberg (WTT Contender Túnis 2021)
  • Dang Qiu (WTT Contender Lima 2022)
  • Dimitrij Ovtcharov (WTT Contender Doha 2021)
  • Lin Yun-Ju (WTT Contender Zagreb 2022)
  • Truls Moregard (WTT Contender Budapeste 2021)
  • Wang Chuqin (WTT Star Contender Budapeste 2022)
  • Yuan Licen (WTT Contender Doha 2022)

Favoritos com dificuldades

As surpresas também têm sido uma marca do WTT: nos 17 eventos realizados, em apenas quatro o melhor ranqueado levou o título. Destes, dois ficaram com Fan Zhendong, um com Liang Jingkun e outro com Tomokazu Harimoto.

Nas outras 13 competições, seis tiveram um campeão fora dos cinco primeiros cabeças de chave. Dois casos merecem menção, ambos em Doha, no Qatar, este ano: Yuan Licen era o 103º melhor ranqueado do WTT Contender, enquanto Andrej Gacina foi o 30º no WTT Star Contender.

Hugo também não era o cabeça de chave número um nos dois títulos que conquistou. Em ambos, foi o segundo favorito, atrás de Tomokazu Harimoto, no mais recente, em Túnis, e de Dimitrij Ovtcharov, em Doha, no ano passado.

Hugo se destaca pela regularidade

A regularidade no WTT tem sido a chave para Hugo se manter no topo do ranking mundial – e um dado deixa isso bem claro. Ele é o quarto atleta que mais somou pontos no novo circuito internacional desde 2021, com 2.015. À sua frente, apenas Fan Zhendong (3.500), Tomokazu Harimoto (2.875) e Liang Jingkun (2.385).

Em 11 eventos disputados no período, Hugo chegou ao menos às quartas de final em mais da metade: além dos dois títulos, ele teve uma medalha de bronze, no WTT Cup Finals, e três quintos lugares.

Acompanhe as novidades do Hugo pelos canais do Time Calderano no Instagram, no Facebook e no Telegram!