Hugo em ação durante o WTT Star Contender Ljubljana 2023 (Foto: WTT)

Na véspera do marco de um ano para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Hugo tem outro motivo especial para comemorar: subiu uma posição e está em quarto lugar no ranking mundial, após a atualização desta terça-feira (25). Ele entrou para o Top 10 em julho de 2018 e teve como melhor marca até hoje a terceira colocação, alcançada em janeiro de 2022.

O ranking é um tema que sempre gera dúvidas entre os fãs do tênis de mesa, porque a pontuação leva em conta um período específico de resultados de cada atleta. Quer entender como o Hugo atingiu o feito desta vez? A gente explica! 

A lista da ITTF considera os oito melhores resultados de cada mesa-tenista nos últimos 12 meses. A cada atualização semanal, os pontos obtidos em competições de um ano (52 semanas) atrás expiram. Por isso, é importante pontuar (e bem) com frequência para se manter na parte de cima do ranking. E contar com o tropeço dos principais adversários também faz parte do jogo!

Foi isso o que aconteceu na lista desta semana. O Hugo, que em julho havia saltado da sexta para a quinta colocação, manteve os mesmos 2.885 pontos conquistados após a campanha para lá de positiva no WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia, quando alcançou a semifinal e faturou 210 pontos. Nesta terça (25), ele tinha 90 pontos a expirar, referentes ao WTT Champions de Budapeste (HUN) do ano passado, mas esse resultado estava abaixo dos seus oito melhores nos últimos 12 meses. Portanto, não houve alteração no somatório.

+ Leia também: Relembre os resultados do Hugo até aqui em 2023

Já o japonês Tomokazu Harimoto, eliminado na primeira rodada na Eslovênia, tinha 1.000 pontos a expirar na atualização desta semana, referentes ao WTT Champions de Budapeste. Harimoto somou apenas cinco pontos em Ljubljana. Sua melhor pontuação para substituir os 1.000 que perdeu foram 35 do WTT Contender Tunis de 2022. Com isso, ele caiu de 3.725 pontos para 2.760, ou seja, 125 a menos que o Hugo. 

+ Leia também: Quer entender quantos pontos cada evento da WTT distribui aos campeões? Relembre aqui

No topo da lista, os chineses Fan Zhendong e Wang Chuqin seguem travando um duelo de gigantes, com 6.855 e 6.285, respectivamente. Outro chinês, o Ma Long, é o terceiro colocado, com 3.645, 760 a mais que o Hugo. 

É importante lembrar que o cálculo do ranking voltou a ser feito como era antes da pandemia. Isso porque, nos últimos anos, a entidade máxima do tênis de mesa adiou a eliminação dos pontos antigos devido à quantidade limitada de eventos no período, e começou a descontá-los gradualmente.

No site da ITTF, é possível conferir o ranking completo atualizado, bem como a sequência dos oito melhores resultados de cada atleta nos últimos 12 meses, clicando em seu nome. Confira aqui.

O próximo desafio do Hugo é o WTT Contender Lima, no Peru, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto. Em seguida, acontece o WTT Contender Rio, entre 7 e 13 de agosto, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Duas ótimas oportunidades de somar pontos no ranking!