Hugo Calderano disputará seu primeiro torneio continental em 2019

Hugo Calderano disputará seu primeiro torneio continental em 2019

Sexto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano disputará de sexta-feira (1º) a domingo (3) o bicampeonato da Copa Pan-Americana, em Guaynabo, Porto Rico. Esta será a sua primeira competição continental em 2019, muito valiosa para os seus planos na temporada. Veja abaixo tudo sobre ela:

O que está em jogo

A Copa Pan-Americana tem grande valor no ano: além de render importantes pontos no ranking (o campeão leva 1.800), a competição classifica os dois finalistas para a Copa do Mundo individual, que, em 2019, acontecerá na China.

Sistema de disputa

Dos 16 participantes, os quatro melhores ranqueados são cabeças de chave e estreiam somente nas quartas de final – é o caso do Hugo, principal favorito. Os outros 12 mesa-tenistas são divididos em quatro grupos de três atletas. Os líderes de cada um deles avançam para a chave principal, que terá quartas, semis e final.

A fase de grupos será disputada na sexta-feira, enquanto as quartas estão marcadas para sábado. Semifinais e decisão acontecerão no domingo.

Quem participa

A Copa Pan-Americana reúne 16 atletas das Américas que se classificaram por meio de competições continentais e ranking, além do atual campeão e de um representante do país-sede. Confira a lista completa:

Atleta (país) Ranking Como se classificou
Hugo Calderano (BRA) Campeão da edição 2018
Gustavo Tsuboi (BRA) 39º Representante da América do Sul
Jha Kanak (EUA) 49º Representante da América do Norte
Marcelo Aguirre (PAR) 84º Classificado pelo ranking de novembro/18
Marcos Madrid (MEX) 89º Representante da América Central
Alberto Mino (EQU) 112º Classificado pelo ranking de novembro/18
Brian Afanador (PUR) 119º Classificado pelo ranking de novembro/18
Gustavo Gómez (CHI) 128º Classificado pelo ranking de novembro/18
Juan Lamadrid (CHI) 147º Representante da América do Sul
Emil Santos (DOM) 162º Representante do Caribe
Daniel González (PUR) 163º Representante do país-sede
Samuel Galvez (DOM) 221º Representante do Caribe
Marko Medjugorac (CAN) 230º Representante da América do Norte
Allan Gutiérrez (GUA) 257º Representante da América Central
Nikhil Kumar (EUA) 288º Representante da América do Norte
Jeremy Hazin (CAN) 318º Representante da América do Norte

 

O que o Hugo disse

Em busca do bicampeonato, Hugo não vê a hora de reencontrar a torcida do seu continente. Mesmo quando joga fora do Brasil, ele recebe um enorme apoio dos fãs locais – o que lhe dá grande motivação para as disputas.

“Gosto muito de jogar na América. O pessoal sempre me apoia muito, me recebe muito bem. E acho que preciso disso. Por mais que o nível não seja o mesmo da Europa e da Ásia, é muito importante eu voltar e jogar para pegar essa energia da galera que sempre me motiva e me empurra muito nas competições”, afirmou o brasileiro.

Favorito ao título, Hugo lembrou que lida bem com a pressão por resultados, mas deixou um alerta: sabe que, diante da evolução do tênis de mesa das Américas nos últimos anos, terá duros adversários pela frente.

“O nível nas Américas tem subido nos últimos tempos. Há vários jogadores ali que estão muito bem e podem ser perigosos. Já participei de muitos campeonatos como favorito, não é nada novo. Então não sinto essa pressão. Acabo conseguindo usar isso a meu favor”, disse.

Como acompanhar

A ITTF transmitirá todos os jogos ao vivo em seu site. Além disso, o Time Calderano estará em Porto Rico produzindo conteúdos exclusivos em seus canais no Instagram e no Facebook.

E aí, o que você espera da Copa Pan-Americana?