Hugo em ação no WTT Contender Durban 2023 (Foto: WTT)

O ano já se aproxima da metade, e o Hugo segue com uma regularidade que chama a atenção. Melhor mesa-tenista não asiático no ranking mundial e único não chinês a ganhar títulos no circuito da WTT em 2023, ele manteve-se em sexto lugar, com 2.780 pontos, na última atualização da lista. 

Essa colocação se dá, em grande medida, pelas duas conquistas do Hugo na temporada, mas também pelo seu desempenho acima da média nos últimos eventos, em comparação com os atletas não chineses que são seus rivais diretos no top 15. Casos do japonês Tomokazu Harimoto (4º), do taiwanês Lin Yun-Ju (8º), do alemão Dang Qiu (9º), do sueco Truls Moregard (10º), do sul-coreano Jang Woo Jin (12º), do esloveno Darko Jorgic (13º) e do alemão Dimitrij Ovtcharov (14º). 

Antes do Campeonato Mundial, em que o Hugo acabou prejudicado por um problema físico e caiu na primeira rodada, ele competiu em cinco de oito eventos do calendário. E se sagrou campeão do WTT Contender de Durban, na África do Sul, com vitória sobre o ucraniano Yaroslav Zhmudenko por 4 sets a 0, e do WTT de Doha, no Qatar, ao derrotar o sul-coreano Jang Woo Jin, por 4 a 1. 

Além disso, foi semifinalista do WTT Grand Smash Singapura, alcançou as quartas de final do WTT Champions de Macau (CHN) e as oitavas do WTT Champions de Xinxiang (CHN).

+ Leia também: Relembre os resultados do Hugo até aqui em 2023

Hugo encerrou o mês de maio com 250 semanas consecutivas no top-10 do ranking mundial. Ele estreou neste seleto grupo em julho de 2018 e permanece lá consecutivamente desde novembro daquele ano. 

Próximos desafios 

O próximo compromisso de Hugo no circuito internacional será o WTT Contender Túnis, de 20 a 25 de junho. Ele é o atual campeão do torneio. 

Ainda em 2023, entre outubro e novembro, o Hugo disputará os Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Ele nunca perdeu um jogo na competição, e conquistou os ouros em Toronto-2015 e Lima-2019. O torneio classifica os campeões individuais e por equipes para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.