Hugo e Mika comemoram título da Copa da Alemanha em 2019 (Crédito: Divulgação)

Hugo e Mika comemoram título da Copa da Alemanha em 2019 (Crédito: Divulgação)

Mikael Simon, mais conhecido como Mika, acompanha o Hugo há 7 anos no tênis de mesa. Ele tem a missão de manter o corpo do Hugo em dia, aliando a força e a agilidade necessárias para desenvolver o seu melhor jogo com a resistência exigida para evitar lesões e suportar a dura rotina de treinos.

Ficou com curiosidade de saber mais sobre esse assunto? O Time Calderano preparou um vídeo, que está no fim do post, mostrando algumas das atividades de preparação física desenvolvidas pela equipe técnica do Hugo, que conta ainda com Jean-René Mounie e Michel Blondel. Antes, confira um bate-papo com o Mika, que contou mais a fundo como funciona esse trabalho:

Quão importante é o aspecto físico para o jogo do Hugo?

Em geral, o físico é importante para ter o mínimo de lesões possível, estar apto a treinar de 6h a 7h por dia e se manter em forma durante 6 a 8 dias seguidos em uma competição. Mas, além disso, o Hugo tem um jogo agressivo, então o físico é ainda mais importante para ele. Ele tem muita força dentro de si, mas precisamos ajudá-lo a manifestar essa força de uma boa forma para o seu jogo. E, para isso, temos que encontrar um bom equilíbrio entre força e agilidade.

Como funciona o seu planejamento para o Hugo? Trabalha com objetivos anuais, mensais, semanais?

A equipe técnica decide no início de cada ano os principais objetivos, o que passa por definir a principal competição da temporada, em que o Hugo terá de estar no auge da sua forma. A partir daí, e considerando o restante do calendário, vou estabelecer alguns períodos. Basicamente, nos períodos curtos focamos em recuperação e manutenção do seu nível, enquanto nos longos procuramos desenvolver uma ou duas qualidades.

Qual a importância do seu trabalho para a prevenção de lesões?

Esse é o meu objetivo principal: mantê-lo saudável, sem lesões. Para se aprimorar, um atleta precisa treinar de forma contínua.. Se ele se lesionar, terá de parar e reiniciar um tempo depois, o que é a pior coisa para ele. Então, meu primeiro objetivo é ajudar o Hugo a proteger o seu corpo contra 6h a 7h de treinos duros de uma modalidade em que ele precisa fazer muitas e muitas repetições, o que não é exatamente o mais saudável para articulações e músculos. Ombros, costas e adutor são as áreas mais sensíveis para um mesa-tenista.

Vocês parecem se divertir bastante durante as atividades físicas. O quanto isso ajuda a encarar essa dura rotina de treinos?

Esse é um pensamento que toda a equipe técnica compartilha. Hugo é único e, na sua formação, ele se acostumou a praticar muitos esportes, fazer diferentes atividades que podem agregar algo ao seu tênis de mesa. Então, mantemos as coisas assim e fazemos muitas coisas diferentes que podem desenvolver alguma parte do jogo dele. Alcançar o nível mais alto é um caminho muito longo, então decidimos colocar a diversão e o prazer em treinar no centro do nosso trabalho. Sem isso, você não consegue manter a sua jornada de forma linear com o passar dos anos.