Hugo vai em busca do seu quarto título por Ochsenhausen (Foto: Nico Schal/Liebherr Ochsenhausen)

Hugo quer encerrar sua vitoriosa trajetória pelo Liebherr Ochsenhausen com mais um título: em seu último compromisso pelo clube, tentará conquistar pela segunda vez a Bundesliga, como é chamada a Liga Alemã de tênis de mesa. A final será disputada neste domingo, dia 15 de junho, às 8h (de Brasília), em Frankfurt, contra o atual tetracampeão Borussia Düsseldorf. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse confronto:

EM BUSCA DA QUARTA TAÇA

Hugo vai em busca do seu quarto título por Ochsenhausen. Na temporada 2018/19, ele foi o grande destaque na conquista da Copa da Alemanha e da Liga Alemã, encerrando um jejum de 15 anos do clube sem taças.

O terceiro título veio no início deste ano, quando Hugo liderou a equipe na conquista da Copa da Alemanha: venceu as suas quatro partidas e foi eleito o Melhor Jogador do Final Four, disputado todo no mesmo dia.

DUELO DE GIGANTES

Com quatro títulos, Ochsenhausen é um dos maiores vencedores da Liga Alemã: desde a sua fundação, em 1956, somente outros três clubes foram campeões mais vezes. Um deles é justamente o Borussia Düsseldorf, recordista de taças da competição, com 34.

AS CAMPANHAS

Os finalistas tiveram as duas melhores campanhas da fase de classificação, praticamente idênticas. Ambas as equipes venceram 16 dos seus 22 confrontos, mas Düsseldorf ficou à frente nos critérios de desempate.

Os times se encontraram duas vezes na primeira fase, ambas com vitória de Ochsenhausen. Em casa, levou a melhor por 3 jogos a 1. Hugo fez um dos pontos da equipe, derrotando o alemão Timo Boll por 3 sets a 0. Ele não participou do segundo confronto, que terminou em 3 a 2.

Na semifinal, Ochsenhausen venceu duas vezes Saarbrücken-TT por 3 a 0. Do outro lado da chave, Düsseldorf eliminou Bad Königshofen ao também vencer os dois primeiros confrontos da melhor de três.

A TEMPORADA DO HUGO

Hugo tem a melhor campanha entre todos os jogadores da Liga Alemã na temporada, com 94,4% de aproveitamento. Foram 19 vitórias em 20 jogos, com 59 sets a favor e apenas 11 contra

Hugo ainda foi eleito o jogador do mês da Liga em três oportunidades: janeiro, abril e maio deste ano.

QUEM ESTARÁ DE CADA LADO

Além do Hugo, terceiro colocado do ranking mundial, Ochsenhausen contará com o francês Simon Gauzy (35º), o japonês Shunsuke Togami (30º), o brasileiro Leonardo Iizuka (77º) e o português Tiago Abiodun (346º).

Vale lembrar que só é permitida a participação de um não-europeu por confronto. Assim, Togami e Iizuka não podem ser escalados juntos. Como possui cidadania portuguesa, Hugo entra na lista de comunitários.

Do outro lado, Düsseldorf terá os alemães Dang Qiu (12º), Timo Boll e Kay Stumper (70º), o sueco Anton Källberg (14º) e o norueguês Borgar Haug (79º).

O confronto também marcará uma outra despedida: será a última vez que Timo Boll, ex-número um do ranking mundial, disputará uma partida profissional de tênis de mesa.

SISTEMA DE DISPUTA

A decisão será disputada em uma melhor de cinco jogos, sendo até quatro individuais e um de duplas, estruturados da seguinte forma:

Time 1 (jogadores A, B e C) x Time 2 (X, Y e Z)

  • A x Y
  • B x X
  • C x Z
  • A x X
  • Duplas

COMO ACOMPANHAR

Você pode acompanhar a nossa cobertura pelo Canal do Hugo no WhatsApp e também pelo canal de transmissão no Instagram.