A estreia do Hugo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, está próxima! O tênis de mesa será disputado entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, no Centro de Treinamento Olímpico. Além do torneio individual, ele terá pela frente as competições por equipes e de duplas masculinas. 

Para o Hugo, o Pan é sempre uma ocasião especial. Ele reconhece a importância do evento para o Time Brasil e os brasileiros, e guarda memórias super especiais das edições passadas. Enquanto o evento continental não começa, o Blog do Time relembra as conquistas que consagraram o Hugo. 

AS MEDALHAS

Hugo tem em sua galeria cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos. Foi campeão individual em Toronto 2015 e Lima 2019, e está empatado com Hugo Hoyama como maior vencedor brasileiro na modalidade. Além das conquistas individuais, ele também venceu as disputas por equipes em Toronto 2015 e em duplas no Pan de Lima 2019. No Peru, levou ainda o bronze por equipes. Vale lembrar que em toda essa história nos Jogos Pan-Americanos o Hugo nunca perdeu um jogo sequer!

+ Leia também: Relembre os resultados do Hugo até aqui em 2023

2015: MOMENTO ESPECIAL

Em sua primeira participação em Jogos Pan-Americanos, em Toronto 2015, Hugo tinha apenas 19 anos e vivia um momento de ascensão. Em 2014, ele vinha de uma conquista muito importante, o bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanquim, na China. Ali, impressionou adversários do mundo inteiro e passou a ser visto pela mídia brasileira especializada como um nome de expressão no “radar olímpico” da nova geração.

Ao final de 2014, pelo segundo ano consecutivo, Hugo recebeu o Prêmio Brasil Olímpico como o melhor atleta de tênis de mesa do país. E o início de 2015 foi animador, com o bicampeonato do Latino-Americano, em março.

A atmosfera de um evento multiesportivo já não era novidade, mas ele tinha o desafio de se testar em uma competição adulta. Como de costume, agarrou com unhas e dentes. Hugo estreou com o pé direito e conquistou dois ouros nos torneios que disputou no Canadá.

No individual, a conquista veio em uma final brasileira contra Gustavo Tsuboi, em que Hugo levou a melhor por 4 a 3 (11/6, 6/11, 4/11, 11/7, 13/11, 9/11 e 11/2). Thiago Monteiro e Eugene Wang (CAN) completaram o pódio.

Na disputa por equipes, Hugo se juntou aos adversários brasileiros no torneio individual, Gustavo e Thiago, para levar o seu segundo ouro nos Jogos de Toronto. Na final, a equipe brasileira derrotou o Paraguai, que contava com Marcelo Aguirre, Axel Gavilán e Alejandro Toranzos, por 3 a 0.

2019: MATURIDADE E NOVO STATUS

Quatro anos depois, em Lima 2019, Hugo voltou ao Pan com o mesmo empenho para as disputas no individual, duplas masculinas e por equipes. Mais experiente, com a participação olímpica na Rio 2016 na bagagem e, neste momento, um nome a ser batido nas Américas, ele já tinha outro status em comparação à edição canadense. O saldo foi de três medalhas: dois ouros (individual e duplas) e um bronze (equipes). 

A conquista no torneio individual veio após vitória sobre o dominicano Jiaji Wu, por 4 a 3 (11/8, 6/11, 8/11, 11/7, 8/11, 11/8, 11/2). Nas duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi, Hugo superou os argentinos Gaston Alto e Horacio Cifuentes, por 4 a 2 (11/6, 12/14, 8/11, 11/6, 12/10, 12/10) para subir no lugar mais alto do pódio e conquistar seu quarto ouro em Jogos Pan-Americanos. 

Quer saber como acompanhar os Jogos Pan-Americanos de Santiago? O Canal Olímpico do Brasil e a Cazé TV estão transmitindo as competições pelo YouTube. 

Como sempre, também teremos nossa cobertura nos canais do Time Calderano no Instagram e no Telegram