Hugo Calderano está cumprindo isolamento social em Ochsenhausen (Crédito: Time Calderano)

Hugo Calderano montou uma mesa na sala do seu apartamento em Ochsenhausen (Crédito: Time Calderano)

Nos últimos dias, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) tomou mais algumas medidas importantes relacionadas à pandemia do novo coronavírus. A principal delas foi a escolha da nova data para o Campeonato Mundial por equipes. Confira todas as novidades:

Mundial em setembro e outubro

A ITTF anunciou uma nova mudança de datas para o Mundial por equipes: a previsão é que ele seja realizado de 27 de setembro a 4 de outubro, em Busan, na Coreia do Sul. A programação, no entanto, ainda está sujeita a alterações, de acordo com a evolução da pandemia.

Inicialmente, o Mundial seria disputado de 22 a 29 de março. Após os primeiros casos do novo coronavírus na Coreia do Sul, a ITTF e o comitê organizador decidiram adiar a competição provisoriamente para junho, entre os dias 21 e 28. Diante do avanço da pandemia, uma nova mudança foi necessária.

Calendário suspenso até junho

O novo adiamento do Mundial já havia sido sinalizado após a última reunião de emergência do Comitê Executivo da ITTF, no dia 29 de março. O encontro também definiu a prorrogação da suspensão do calendário internacional de tênis de mesa até 30 de junho.

O cronograma já havia sido paralisado na metade de março até pelo menos o fim de abril. O cenário será reavaliado na próxima reunião do Comitê Executivo, marcada para 15 de abril.

Ranking congelado

Devido à suspensão do calendário internacional, a ITTF decidiu congelar o ranking mundial. No entanto, a lista ainda sofrerá algumas alterações, já que houve disputas de competições no início de março, como os Abertos do Qatar e de Omã. Há ainda o caso do Aberto da Polônia, que teve início, mas acabou interrompido logo nos primeiros dias.

A ITTF prometeu anunciar uma solução após 15 de abril, mas já garantiu que os eventos realizados em março entrarão no ranking. Após esta atualização, a lista será novamente congelada até o retorno do calendário internacional.

Mais novidades

Outro impacto provocado pela pandemia foi a decisão voluntária do Comitê Executivo e da equipe sênior da ITTF de reduzirem seus custos e salários durante o período de suspensão das atividades.

Além disso, a entidade afirmou ter intensificado os contatos com a Comissão de Atletas para discutir as decisões que vem tomando nas últimas semanas. Uma pesquisa será feita entre os jogadores para validar as propostas da ITTF e identificar outras necessidades.