Hugo Calderano é o quinto cabeça de chave na Alemanha (Crédito: Divulgação/ITTF)

Hugo Calderano é o quinto cabeça de chave na Alemanha (Crédito: Divulgação/ITTF)

A chave principal do Aberto da Alemanha de tênis de mesa começa nesta quinta-feira, dia 10, com razões bem interessantes para você acompanhar tudo – veja abaixo! O Hugo é o quinto cabeça de chave da competição e aguarda sorteio para conhecer o adversário da estreia, na primeira rodada (confira a chave a completa).

Corrida para Grand Finals e T2

O Aberto da Alemanha é umas das últimas oportunidades para quem busca uma vaga no Grand Finals do Circuito Mundial. Os 16 mesa-tenistas que mais pontuaram nas etapas da temporada (veja como está o ranking) se classificam para o evento, que, este ano, será realizado em Zhengzhou, na China, de 12 a 15 de dezembro.

Até o momento, oito atletas estão garantidos: os chineses Xu Xin, Ma Long, Lin Gaoyuan, Wang Chuqin, Liang Jingkun e Fan Zhendong, o japonês Tomokazu Harimoto e Lin Yun-Ju, de Taipei. Hugo ocupa a 12ª posição no ranking do ano e tem boas chances de se classificar.

Além disso, o Aberto da Alemanha também definirá os classificados para a etapa de Cingapura da T2 Diamond, marcada para 21 a 24 de novembro – já fizemos um post com tudo sobre a competição. O critério é similar: os 15 primeiros do ranking do Circuito Mundial se credenciam para a disputa do torneio, que vale 1.000 pontos ao campeão.

Altíssimo nível

O torneio já tem demonstrado alto nível nas fases preliminares e não é à toa. Só chineses são 14, incluindo desde os nomes mais conhecidos até representantes das próximas gerações. A elite mundial também está presente em peso – para se ter uma ideia, somente dois atletas do top 20 não estão inscritos na competição.

Embalo do Hugo

Sexto do mundo, Hugo vem de duas grandes vitórias na Bundesliga contra o sueco Mattias Falck, atual vice-campeão mundial, e o paraguaio Marcelo Aguirre. Ele não perdeu sequer um set nas partidas e teve ótimas atuações.

Além disso, Hugo passou recentemente por um período de treinos no Japão em que conseguiu desenvolver aspectos específicos de seu jogo – algo que vinha sendo difícil em virtude do intenso calendário de competições. Quem tiver o olhar mais atento vai notar novidades nos seus golpes!

Atmosfera especial

O clima do Aberto da Alemanha costuma ser diferente, já que o país é a maior potência europeia da modalidade. É comum ver o ginásio cheio e a torcida empolgada. Para o Hugo, também é especial, já que há cinco anos mora no país. “Jogo em casa aqui”, ele costuma dizer.

Acompanhe tudo sobre o Aberto da Alemanha nos canais do Time Calderano no Instagram e no Facebook!