Hugo Calderano disputará seu quinto Aberto da Hungria de tênis de mesa (Crédito: Divulgação/ITTF)

Hugo Calderano disputará seu quinto Aberto da Hungria de tênis de mesa (Crédito: Divulgação/ITTF)

Hugo disputará a partir do dia 20 de fevereiro o Aberto da Hungria de tênis de mesa, etapa do Circuito Mundial que lhe traz ótimas recordações –  como já é tradição, você poderá acompanhar tudo pelos canais do Time Calderano no Instagram e no Facebook. Preparamos, então, uma retrospectiva para lhe ajudar a lembrar como foram as campanhas anteriores dele em Budapeste, confira:

Estreia brigando por medalha

A primeira participação de Hugo no Aberto da Hungria foi em 2014, aos 17 anos – e por pouco já não saiu com uma medalha. Ele parou nas quartas de final do torneio sub-21, diante do francês Stephane Ouaiche. No adulto, ele furou o quali, com vitórias sobre o húngaro Bence Majoros e o croata Miho Simovic, mas acabou superado na primeira rodada da chave principal pelo ucraniano Ivan Katkov.

Primeiro pódio

Após dois anos de ausência, Hugo fez bonito na volta à Hungria: ao lado de Gustavo Tsuboi, ficou com o vice-campeonato de duplas em 2017. Até a final, os brasileiros deixaram pelo caminho os suecos Harald Andersson/Simon Arvidsson, os locais Nandor Ecseki/Adam Szudi e os tchecos Tomas Konecny/Tomas Polansky. Na decisão, os chineses Fang Bo/Zhou Yu levaram a melhor.

Hugo também alcançou seu melhor resultado individual no torneio até aquele momento: passou por Jiang Tianyi, de Hong Kong, na primeira rodada, tendo pela frente o chinês Yan An nas oitavas de final. Em uma partida muito disputada, o asiático saiu vitorioso por 4 a 3.

Bronze no individual

Hugo teve grande desempenho em 2018, parando somente nas semifinais. Antes, derrotou dois atletas de Taipei (clique nos nomes deles para ver os jogos completos) – Sun Chia-Hung e Liao Cheng-Ting – e também o alemão Patrick Franziska, com grandes atuações. A vaga na decisão foi disputada contra o chinês Fan Zhendong, que venceu por 4 a 1.

Nesta edição, Hugo não participou do torneio de duplas.

China no caminho

No ano passado, Hugo esteve próximo de conquistar mais uma medalha na Hungria. Na chave individual, ele emendou duas vitórias contra adversários duros: Chen Chien-An, de Taipei, e Kristian Karlsson, da Suécia. Nas quartas de final, fez um jogo muito equilibrado, mas acabou superado pelo chinês Wang Chuqin por 4 a 2.

Em 2019, Hugo disputou ainda a chave de duplas mistas, ao lado da compatriota Bruna Takahashi. Os dois furaram o quali com vitórias sobre os italianos Mihai Bobocica/Debora Vivarelli e os chineses naturalizados croatas Wei Shihao/Sun Jiayi. Os brasileiros terminaram sua campanha nas oitavas de final, após revés para a parceria austríaca Stefan Fegerl/Sofia Polcanova.

Estreia na quinta-feira

Hugo estreará na edição 2020 do Aberto da Áustria nesta quinta-feira, dia 20. Cabeça de chave número dois da competição, ele aguarda a definição do qualifying para conhecer seu primeiro adversário – confira aqui a chave principal. Acompanhe tudo com o Time Calderano!