Hugo Calderano chega embalado ao Aberto da Coreia de tênis de mesa (Crédito: Divulgação/ITTF)

Hugo Calderano chega embalado ao Aberto da Coreia de tênis de mesa (Crédito: Divulgação/ITTF)

O Hugo começa as disputas individuais do Aberto da Coreia do Sul de tênis de mesa na madrugada desta sexta-feira embalado pelo seu ótimo desempenho nos eventos internacionais de 2018 – aqueles em que não defende o Liebherr Ochsenhausen. Listamos alguns números que mostram o seu ótimo desempenho nesta temporada:

75% de aproveitamento
Hugo venceu 21 das 28 partidas disputadas em sete competições diferentes: além de quatro etapas do Circuito Mundial (Hungria, Qatar, Alemanha e China), ele também participou da Copa Pan-Americana, do Mundial e da Copa do Mundo, sendo as duas últimas por equipes.

E mais:
+ Confira a chave completa do Aberto da Coreia
+ Veja como está o ranking mundial

5º melhor do Circuito Mundial
Das quatro etapas que disputou, Hugo foi ao pódio em duas: prata no Qatar, deixando pelo caminho nomes como os do chinês Lin Gaoyuan, do japonês Tomokazu Harimoto e do alemão Timo Boll, e bronze na Hungria. Os bons resultados o colocaram na quinta posição do ranking do Circuito Mundial 2018, sendo o melhor não-asiático.

Mais vitórias contra os melhores ranqueados
Em 2018, Hugo venceu 4 dos 7 jogos contra atletas acima dele no ranking. Ele só não levou a melhor diante de dois chineses: do atual líder Fan Zhendong, que enfrentou duas vezes, e de Ma Long, campeão olímpico e mundial.

Vantagem contra asiáticos
Aliás, estes três jogos contra Fan Zhendong e Ma Long foram os únicos que Hugo não venceu quando enfrentou asiáticos em 2018. Foram 8 vitórias em 11 jogos, superando nomes de peso, como os de Lin Gaoyuan, Tomokazu Harimoto e Wong Chun Ting, e também revelações do continente, casos do sul-coreano Lim Jonghoon e de Liao Cheng-Ting, de Taipei.

Top 10 do mundo
Após esses resultados expressivos, Hugo foi alçado à 10ª posição do ranking mundial, a melhor de um latino-americano em todos os tempos. Com várias competições pela frente, como o Aberto da Coreia, ele terá oportunidades de subir ainda mais na lista. Estaremos na torcida!

Aproveite para se inscrever no canal do Hugo no YouTube e ver os jogos completos dele por lá!