Mundial de Busan foi adiado três vezes antes de ser cancelado (Crédito: ITTF)

Mundial de Busan foi adiado três vezes antes de ser cancelado (Crédito: ITTF)

A última reunião do Comitê Executivo da ITTF, realizada nesta terça-feira (22/12), teve importantes decisões, sendo a principal delas o cancelamento do Campeonato Mundial de tênis de mesa por equipes que seria disputado em 2020 e estava remarcado para o ano que vem. Mas calma: 2021 vai, sim, ter um Mundial! Confira tudo abaixo:

Cancelamento do Mundial

O Mundial por equipes de 2020 seria inicialmente disputado no mês de março, em Busan, na Coreia do Sul. Devido à pandemia do novo coronavírus, a competição chegou a ser adiada três vezes, a última delas para fevereiro de 2021. Com o novo avanço da Covid-19 no país ao longo dos últimos dias, as autoridades sul-coreanas decidiram vetar qualquer evento esportivo internacional de grande porte nos próximos meses.

Esse é um fato marcante na história do tênis de mesa: trata-se do primeiro cancelamento de um Mundial desde a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. Sem uma perspectiva de quando a competição poderia ser realizada, a ITTF teve de tomar essa decisão, já que o calendário de 2021 está bem apertado devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

Além disso, há outro Mundial na programação do ano: está previsto para o segundo semestre a realização do evento em seu novo formato, ainda sem data e local definidos. Inicialmente, a competição seria disputada nos Estados Unidos, mas Busan pediu à ITTF para ser considerada como opção. A entidade avisou que anunciará em janeiro uma definição sobre o caso.

Mudanças no ranking

O Comitê Executivo também confirmou alterações importantes no ranking mundial: os WTT Grand Smashes, que substituirão as etapas Platinum do Circuito Mundial a partir do ano que vem, valerão a mesma pontuação do Campeonato Mundial e dos Jogos Olímpicos. Outras novidades sobre a lista serão reveladas nos próximos dias.

Por fim, boa notícia para quem aguarda ansiosamente um calendário de competições para 2021: junto com as mudanças do ranking, também será anunciada uma programação de eventos para o primeiro semestre do ano.