Calendário internacional de tênis de mesa segue suspenso por tempo indeterminado (Crédito: ITTF)

Calendário internacional de tênis de mesa segue suspenso por tempo indeterminado (Crédito: ITTF)

A ITTF anunciou nesta quinta-feira, dia 4, importantes novidades em relação ao calendário internacional do tênis de mesa, duramente impactado pela pandemia do novo coronavírus. De quebra, em meio à onda de protestos pelo mundo a favor da luta antirracista, aproveitou para manifestar seu repúdio a qualquer tipo de discriminação. Vamos às novidades:

Mundial somente em 2021

O Comitê Executivo da ITTF informou ter solicitado à organização do Campeonato Mundial por equipes que busque opções de datas para o início de 2021. Segundo a entidade, é improvável que a competição seja realizada ainda este ano, já que a maioria dos times não deve ter condições de viajar à Coreia do Sul, local do evento.

Inicialmente, o Mundial seria disputado em março e abril deste ano. Após o início da pandemia, a competição foi adiada para junho e, posteriormente, setembro.

Eventos internacionais suspensos

O calendário de eventos internacionais segue suspenso por tempo indeterminado. A ITTF afirmou que ainda tem expectativa de que competições sejam disputadas no último trimestre do ano, mas não estipulou qualquer prazo para tomar decisões sobre o assunto.

Uma alternativa, segundo a entidade, seria a realização ainda este ano de eventos regionais, sem a necessidade de grandes deslocamentos por parte de atletas, e baseados em convites. Não há mais detalhes sobre esta possibilidade.

Repúdio à discriminação

Em nota, a ITTF pontuou que, “sob a luz dos eventos mundiais recentes, reforça sua política de tolerância zero contra qualquer forma de discriminação”. Manifestações antirracistas explodiram mundo afora no fim de maio após George Floyd, um homem negro, ter sido assassinado por um policial branco que o asfixiou usando o joelho, em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Mais anúncios

Diante das mudanças no calendário, a ITTF fará nas próximas semanas uma reavaliação do cronograma de competições previsto para 2021.

A entidade também confirmou já ter finalizado os ajustes no sistema de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para o ano que vem. As alterações, que tiveram ativa participação da Comissão de Atletas, serão anunciadas assim que forem aprovadas pelos Comitês Olímpico e Paralímpico.

Por fim, a ITTF reforçou que, por meio da sua fundação, dará apoio financeiro a federações nacionais, atletas e projetos sociais impactados pela crise do novo coronavírus. Um anúncio em breve revelará mais detalhes da ação.