Hugo Calderano se garantiu em Tóquio-2020 com o ouro individual no Pan de Lima (Crédito: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Hugo se garantiu em Tóquio-2020 com o ouro individual no Pan de Lima (Crédito: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

O Brasil já garantiu presença no tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020: Hugo Calderano confirmou sua vaga individual com a conquista do Pan de Lima, enquanto as seleções masculina e feminina se classificaram no Pré-Olímpico por equipes. Até junho do ano que vem, outras vagas ainda estarão em jogo. Quer entender como será até lá? Confira:

Demais vagas por equipes

Ao todo, os Jogos de Tóquio terão 16 equipes masculinas e 16 femininas, assim divididas:

. 1 vaga para o Japão, país-sede do evento
. 6 vagas para classificação continental (1 por continente)
. 9 vagas no Pré-Olímpico mundial por equipes, que será realizado de 22 a 26 de janeiro, em Gondomar, Portugal

O Brasil já assegurou presença com as equipes masculina e feminina, então agora é aguardar para conhecer seus adversários.

Vagas individuais

O sistema de classificação é um pouco mais complexo, a começar pelo número de participantes, que pode ir de 64 a 70 por gênero. Cada país poderá ter, no máximo, dois representantes no masculino e dois no feminino. As vagas estão divididas da seguinte forma:

. 32 vagas para as 16 equipes classificadas, sendo duas para cada time
. 1 convite da organização
. 22 vagas para classificação continental (4 para América Latina, 6 para Ásia, 6 para Europa, 4 para África, 1 para América do Norte e 1 para Oceania). As vagas latino-americanas restantes serão decididas em Havana, Cuba, no mês de abril.
. 2 a 8 vagas no Pré-Olímpico mundial individual, que será disputado de 28 a 31 de maio, em Doha, no Qatar. E aqui cabe uma explicação, usando o Hugo como exemplo:

Caso o Brasil se classifique no Pré-Olímpico por equipes, ele automaticamente terá direito a dois atletas no torneio individual. Assim, a vaga do Hugo, que já havia garantido sua presença com o ouro no Pan de Lima, fica disponível para o Pré-Olímpico mundial.

Duas vagas estão garantidas para disputa no Pré-Olímpico. Outras seis poderão ser abertas de acordo com o exemplo acima. Caso mais vagas sejam liberadas, elas serão definidas por meio do ranking mundial.

. 1 a 13 vagas pelo ranking olímpico, respeitando o limite de dois atletas por país.

Vagas de duplas mistas

Serão 16 duplas mistas no masculino e 16 no feminino, assim distribuídas:

. 1 vaga para o Japão, país-sede do evento
. 6 vagas para classificação continental (1 por continente)
. 4 vagas a serem definidas no World Tour Grand Finals deste ano, sendo no máximo 1 por país
. 5 vagas a serem definidas pelas etapas do Circuito Mundial do ano que vem, sendo no máximo 1 por país