Hugo Calderano disputará seu sétimo Mundial (Crédito: Divulgação/ITTF)

Para já deixar todo mundo ainda mais no clima do Mundial de tênis de mesa por equipes, que será disputado a partir de domingo, na Suécia, preparamos um pequeno guia para não deixar dúvidas em relação aos sistemas de disputa da competição. Confira:

Qual é o sistema de competição?

Cada uma das três divisões tem 24 equipes distribuídas em quatro grupos. Nesta fase, os times se enfrentam dentro da chave. O primeiro colocado do grupo avança diretamente às quartas de final, enquanto segundo e terceiro disputam as oitavas. Já quarto, quinto e sexto entram em um playoff para definição do 13º ao 24º colocado.

Desta forma, cada equipe fará no mínimo seis partidas. Para ser campeão, são necessários oito ou nove jogos, de acordo com o desempenho na fase de classificação.

Como é disputado cada confronto?

No Mundial por equipes, há apenas jogos individuais nos confrontos. Um time deve escolher três atletas para cada partida, não sendo permitidas substituições. A definição da ordem dos jogos é padronizada da seguinte maneira, sempre em melhor de cinco sets:

A x X
B x Y
C x Z
A x Y
B x X

Como funciona acesso e rebaixamento entre as divisões?

Somente os 14 melhores colocados de cada divisão garantem sua permanência no mesmo nível para o Mundial seguinte. Outras duas vagas são destinadas ao primeiro e ao segundo colocados da divisão inferior na edição passada. E as outras oito são preenchidas de acordo com o ranking mundial de equipes na ocasião do sorteio.

Assim, mesmo que o Brasil eventualmente termine abaixo da 14ª posição, poderá seguir na elite caso esteja entre os oito melhores do ranking ainda não classificados. Hoje, por exemplo, a equipe verde e amarela é a décima colocada da lista.

Tem mais alguma dúvida sobre o Mundial? Coloque nos comentários e responderemos!