Pandemia de coronavírus deixará tênis de mesa internacional parado até pelo menos 30 de abril (Crédito: ITTF/Divulgação)

Pandemia de coronavírus deixará tênis de mesa internacional parado até pelo menos 30 de abril (Crédito: ITTF/Divulgação)

A pandemia de coronavírus, que já infectou mais de 175 mil pessoas e provocou cerca de 6.700 mortes em todo o planeta, atingiu de vez o calendário de competições de tênis de mesa. Confira abaixo os principais impactos provocados pela doença mundo afora:

Eventos internacionais suspensos

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) anunciou na sexta-feira (13) a suspensão de todos os seus eventos de 16 de março a 30 de abril, recomendando que o mesmo fosse feito pelas confederações continentais. Segundo a entidade, “a saúde e a segurança de atletas, treinadores, oficiais e torcedores são a maior prioridade.”

Antes, o Mundial por equipes, inicialmente agendado para o fim de março, em Busan, na Coreia do Sul, já havia sido provisoriamente adiado para 21 a 28 de junho, podendo sofrer novas alterações nos próximos meses. O Aberto do Japão, etapa Platinum do Circuito Mundial marcada para 21 a 26 de abril, também foi suspenso, ainda sem previsão de novas datas.

Horas antes do anúncio da ITTF, o Challenge da Polônia, que já estava em disputa, foi encerrado após uma atleta japonesa ter sido levada ao hospital com suspeita de estar com covid-19. Três brasileiros participavam do torneio: Vitor Ishiy, Carlos Ishida e Rafael Turrini.

Pré-Olímpicos adiados

A decisão da ITTF impacta outras 24 competições, com destaque para a orientação de suspender os Pré-Olímpicos de Ásia, Europa (individual), América Latina (individual e duplas mistas) e Oceania (individual e duplas mistas). Também fazem parte da lista cinco etapas Challenge, seis do Circuito Mundial juvenil, seis eventos continentais e três paralímpicos.

Sobre os Pré-Olímpicos, a ITTF anunciou nesta segunda-feira (16), após reunião emergencial do seu Comitê Executivo, que avaliará alternativas com a Comissão de Atletas e as confederações continentais. Entre as possibilidades já cogitadas estão a utilização de eventos continentais como classificatórios para Tóquio-2020 ou mesmo definir as vagas em aberto por meio do ranking mundial.

O Comitê Executivo voltará a se reunir no dia 29 de março para avaliar a situação e definir se a suspensão de eventos precisará ou não ser prorrogada. O encontro também tratará dos Abertos de Hong Kong e da China, previstos para maio.

Bundesliga paralisada

A Bundesliga, liga alemã de tênis de mesa, tomou duas decisões importantes em virtude do coronavírus: cancelou a última rodada da fase de classificação, marcada para 13 de abril, e suspendeu os playoffs pelo menos até o dia 17 do mesmo mês. Ainda não há uma posição definitiva sobre as datas de semifinais e decisão.

Como os semifinalistas da liga já estavam definidos, o cancelamento da última rodada não provocou prejuízos às equipes. O Liebherr Ochsenhausen, time do Hugo, se classificou na terceira posição e enfrentará Borussia Düsseldorf na disputa por uma vaga na final. Do outro lado da chave, está o duelo entre Saarbrücken-TT e Werder Bremen.